Provérbios 22:6

200x160

Instrua a criança segundo os objetivos
que você tem para ela,
e mesmo com o passar dos anos
não se desviará deles. 

Trabalhos de treinamento infantil.Você pode tornar seus filhos grandes à vista de Deus e dos homens. Se você não treiná-los, você não deveria tê-los. As crianças que não forem treinadas terão como padrão a tolice e a pecaminosidade com que nasceram, o que leva a sua dor e problemas.

Trabalhos de treinamento infantil. Mas você deve ter uma visão disso agora. É preciso sabedoria e esforço. É preciso a instrução de Deus e Salomão encontrada neste livro de Provérbios. Isso deve ser feito mais cedo ou mais tarde, por isso não procrastinar em qualquer treinamento que seus filhos precisam.

Uma criança devidamente treinada terá temor a Deus e viverá uma vida sábia e justa como um adulto. Uma criança destreinada não temerá a Deus nem viverá uma vida sábia e justa como um adulto. Somente um milagre da graça pode desfazer o pobre treinamento infantil, e Deus não prometeu socorrê-lo. Não questione essa promessa. Exceções que você vê não alteram a regra. Acredite. Faça.

Não há segredo ou mistério aqui. Pais preguiçosos caçam métodos especiais para treinar seus filhos. Eles estão sempre se preocupando, lendo, comprando livros e participando de seminários, mas dificilmente estão treinando. A ação é muito mais importante que a técnica. Consistência é muito mais importante que a intensidade. Pare de procurar uma maneira mais fácil ou mais inteligente. Ficar ocupado.

Este provérbio é um mandamento, não uma sugestão. É uma promessa, não uma possibilidade. Os crentes da Bíblia confiam nesta regra tanto quanto qualquer outro verso. Eles não se sentem intimidados pela tarefa diante deles. Eles colocam sua confiança nas preciosas escrituras de Deus, e eles começam a trabalhar hoje. Eles conhecem o Deus Criador e o Rei Salomão sabia mais sobre o treinamento infantil do que todos os outros juntos. Eles não poderiam se importar menos com o que os especialistas do mundo pensam.

Salomão disse: “Treine”. Ele não disse aumento. Você cultiva vegetais, mas treina crianças. Alimentar uma criança refeições nutritivas, fornecendo roupas quentes, dando-lhe seu próprio quarto, e beijar-lhe boa noite não está treinando. A maioria das espécies de animais faz essas coisas para os jovens. Treinar uma criança é uma instrução e disciplina calculadas para formar caráter de longo prazo e sabedoria no temor do Senhor e no conhecimento das Escrituras.

Você os treina “para cima”. Isso descreve o período do nascimento até a maturidade. O treinamento pode começar cedo, já que os bebês podem aprender um horário de alimentação e nem todo o choro recebe atenção imediata. Ele progride de um estágio de controle para um estágio de instrução e depois para um estágio de aconselhamento. Ele continua durante a puberdade e todo um novo conjunto de questões. Continua a amadurecer, quando um adulto jovem cria um novo lar e recomeça o processo.

Você os treina “no caminho”. Os pais não podem treinar todos os passos, mas podem treinar a direção ( Gn 18:19 ). Deus dá filhos aos pais com uma lousa em branco para a mente. Você preenche essa mente com conhecimento e sabedoria divinos. Como as Escrituras não ditam cada passo de sua vida, permitindo muita liberdade individual, assim você as treina no caminho da piedade.

Eles devem ser treinados da maneira que “deveriam ir”. Não pode ser o caminho que eles querem ir. Cada filho é vítima de tolices e pecados de Adão. Sem treinamento contra esse instinto padrão, eles se transformarão em pecadores comprometidos e endurecidos. Nenhum treinamento é treinamento padrão – você terá um tolo por uma criança ( Pv 29:15 ). O caminho que devem seguir é o caminho da justiça exposto claramente nas Escrituras (Deuteronômio 6: 4-9 ; 29:29 ; Efésios 6: 4 ). Não deve ser o caminho que o mundo deseja que eles sigam, pois esse é o caminho de Satanás ( Ef 2: 1-3 ).

Quando eles são “velhos”, eles seguirão o treinamento. Aqui está uma promessa a ser acreditada, mas também permite possíveis dificuldades durante os anos de adolescência, adolescência ou juventude, antes que elas sejam “velhas”. Adequadamente treinadas quando crianças, a adolescência não tem que ser difícil. Se treinados consistentemente, eles voltarão ao treinamento quando adultos. Acredite. Conte com isso.

O que é treinamento infantil? É um exemplo consistente da vida correta que a criança pode sentir primeiro e depois observar à medida que cresce. Está ensinando a existência de Deus e a autoridade absoluta da Bíblia. É impor estrita e severamente as regras de Deus e a autoridade dos pais. Está ensinando pela repreensão e pela vara. Está ensinando por repetição ao longo do dia. Está usando reforço positivo e negativo para o comportamento. É um relacionamento muito aberto com as crianças, permitindo que elas o conheçam e as aprendam bem.

O que não é treinamento infantil? Gritar não é treinamento infantil. Enviá-los para uma escola cristã é apenas uma parte fraca do treinamento infantil. Intimidar ou importuná-los não é um treinamento infantil. Jorros de regras e punições não são treinamento infantil. “Tempo limite” não é treinamento infantil. Jogando pegar no quintal não é treinamento infantil. Vila Sésamo não é treinamento infantil. Colocar a mãe no comando não é treinamento infantil. Balançando-os com ternura não é treinamento infantil. Dar-lhes uma mesada sem trabalho não é treinamento infantil.

Gerações anteriores cresceram em fazendas observando o treinamento de animais. Se eles não treinassem certos animais, a família morreria de fome ou seriamente prejudicada. O treinamento de crianças era fácil depois de quebrar potros e treinar mulas para o arado. Não há ciência de foguetes aqui, e a busca por técnicas novas ou criativas deixa passar o alvo. Qualquer pai ou mãe pode treinar seus filhos, se eles liberarem seu egoísmo e preguiça e se ocuparem. É uma vergonha moderna que os cães que enxergam os olhos possam ser treinados, mas as crianças não podem.

As crianças desta geração são uma bagunça. A maioria é arrogante, tola, ignorante, preguiçosa, imatura, profana, rebelde, egoísta ou desperdiçadora. Existe uma causa desta disfunção pessoal e social. Seus pais eram muito ocupados, egoístas ou preguiçosos para treiná-los. As conseqüências são uma geração de tolos, que gerarão mais e piores tolos. O futuro da América é sombrio, não por causa de Washington, mas por causa de pais tolos.

Deixe o justo surgir! Todo pai piedoso deveria aproveitar este provérbio como seu e começar a trabalhar. Descendentes piedosos e sábios estão a uma frase de distância (com um pouco de esforço regular). Faça um investimento razoável e consistente e confie no Senhor pelo descanso ( Sl 127: 1-2). Ele pode multiplicar alguns pães e peixes para alimentar uma grande multidão com muito sobrando. Ele pode abençoar seus esforços para dar o fruto de filhos justos, que alegrarão seu coração. Não há razão para ser derrotado; Há todas as razões para estar exultante. Deus esteja com você.



Pr.Devitto

Inscreva-se, entrando seu endereço de e-mail abaixo, para receber Provérbios diário. Inscrever-se

App

PREGAI! - a Bíblia do Pregador